22/08/2023

“Planeta dos Macacos: A Origem” estreia nos cinemas brasileiros

imagem-29615

Por Cristiano Martinez

Quarenta e três anos depois do filme estrelado por Charlton Heston, chega às telas dos cinemas brasileiros uma nova adaptação da “saga símia”: “Planeta dos Macacos: A Origem” (2011). É a grande estreia desta sexta-feira (26) no Cine XV.

Para entender o longa-metragem dirigido por Rupert Wyatt, é preciso voltar no tempo e resgatar um clássico da ficção científica. Em 1968, o ator Heston vivia o papel de George Taylor na produção rodada por Franklin J. Schaffner, “O Planeta dos Macacos”. O personagem era um astronauta cuja nave Ícarus (referência ao mito grego) cai num planeta desconhecido. Para sua surpresa, Taylor descobre que o tal lugar é dominado por macacos inteligentes e autoritários.

Após ser escravizado e perseguido pelos símios, o herói consegue fugir. Seu objetivo era escapar do planeta dos macacos. Mas, na cena final, Taylor descobre a verdade: durante todo esse tempo, ele esteve em seu próprio planeta. Na verdade, havia viajado no tempo.

Em 2001, Tim Burton realizou um remake que fracassou nos cinemas. Muita gente não entendeu sua versão mais moderninha.

Ao contrário de Burton, o diretor britânico Rupert Wyatt se propõe a um projeto mais original: mostrar como os macacos se tornaram inteligentes e escravizaram a raça humana. O segredo está no protagonista da nova produção, César (Andy Serkis); ele é considerado o primeiro macaco a se revoltar contra os humanos.

Sua origem, no entanto, não é mais como filho dos chimpanzés Zira e Cornélius (como ocorre em um dos cinco filmes da “saga símia”); mas como resultado de experiências genéticas.

O grande destaque de “Planeta dos Macacos: A Origem” é o ator Andy Serkis, que dá vida ao macaco César. Experiente na representação de personagens de computador, como o Gollum de “O Senhor dos Anéis”, Serkis consegue impressionar na caracterização de César. Claro que os efeitos especiais são essenciais. Mas, sem um grande ator, talvez não tivéssemos um personagem tão convincente.

SAGA SÍMIA
Nos anos de 1960/70, “O Planeta dos Macacos” se tornou verdadeira febre no mundo todo. Foi o primeiro filme de ficção científica a se tornar uma franquia, com quatro continuações e muitos derivados, como séries de televisão, desenhos animados, quadrinhos e todo tipo de parafernália, como bonecos, figurinhas e fantasias.

NOVA ESTAMPA
Vídeos, imagens, textos e podcasts, acesse o blog: novaestampa.blogspot.com

SERVIÇO:
Filme: “Planeta dos Macacos: A Origem” (2011), 105 min, legendado
Estreia sexta-feira, 26 de agosto
Local: Cine XV
Horários: 17h00min, 19h15min e 21h30min; sexta, sábado e domingo, sessão extra às 15h00min
Valor: a consultar (Tel.: 3621-2005)
Sala: o cinema é localizado no centro de Guarapuava, na Rua Getúlio Vargas, 1716.

Imagem: www.adorocinema.com.br

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.